Dicas de Tecido - EP 56



Dicas de tecidos

Você que é inciante na costura e tem dúvidas sobre tecidos; eu fiz esse vídeo/postagem especialmente pra você.


Meu nome é Rutyana Sobrinho seja muito bem-vindo
Ouça também este conteúdo pelo podcast acima, se por acaso você ouvir em alguma parte do podcast solicitando a clicar em algum card ou a assistir a um vídeo, visite o vídeo no meu canal. Esse áudio foi extraído de um dos meus vídeos e disponibilizado aqui para chegar a mais pessoas. Espero que curta. Vamos ouvir?

Se você é novo por aqui se inscreva no canal e ative o sino para ser notificado quando um vídeo novo entrar.

Você é daquele tipo de pessoa que começou a costurar agora e quando vê o modelo lindo e maravilhoso na TV, nas redes sociais e nas revistas vai logo correndo para comprar o tecido?

Cuidado, você que está fazendo tudo errado. Por isso hoje eu preparei algumas dicas que podem te salvar de estragar o seu tecido.

Primeira dica: faça o molde do modelo escolhido antes de ir comprar o tecido; de preferência colocando margens de costura e o valor da bainha. Pra quê isso; pra que com o molde em mãos você saiba, quanto de ter sido você vai precisar para aquele modelo, evitando assim de estragar tecido e também de jogar o seu dinheiro fora.


Segunda dica: Simule em um lençol posicionando todas as peças do molde corretamente em cima desse lençol, como se fosse o tecido que você vai cortar; observe também o fio do tecido e sua largura do lençol está igual à largura do tecido que você vai comprar; que gira em torno de 1,40 e 1,50 mts. Anote esse valor e acrescente alguns cêntimos para você trabalhar com folga. Se você tiver dúvida como que se faz; deixe nos comentários que eu faço um vídeo só sobre isso mostrando como se faz.


Terceira dica: Nesta dica você vai simular igual a indica dois; só que você vai considerar que o seu tecido tenha estampa que tenha pé; e o que é isso? São estampas que se você vir a posição do molde eles vão ficar elas vão ficar de cabeça para baixo; por exemplo: num tecido que tenha as florzinha em pé; se você virar elas vão ficar o contrário; então nesses casos o molde não pode ser invertido; naquela dica anterior você pode virar o molde encaixando para aproveitar melhor o tecido; só que nessa você não pode, porque se você virar vai ficar por exemplo a frente com as florzinha em pé e as costas com as florzinha ao contrário; então você tem que observar na hora de comprar; porque se você fizer a simulação, mas na hora de comprar, você não observar, não vai adiantar de nada; então fazendo essa simulação você anota quanto de tecido que vai precisar, acrescente uns valores a mais de centímetros de tecido; e anote e na hora de comprar não esquece qual tipo de tecido que você está comprando; tem que observar também que alguns tecidos como, por exemplo, veludo; eles têm brilhos, e funciona dessa mesma maneira; se você virar ao contrário o brilho fica com o brilho para cima ou com o brilho para baixo; então na hora de comprar sempre tem que observar exatamente qual tipo de estampa você está comprando.

Quarta dica: É muito comum as pessoas comprarem tecido considerando somente a sua beleza; mas para quem é iniciante, a dica que eu dou é pra evitar tecidos que escorreguem; porque esses tecidos exigem um pouco mais de experiência e dificultam quem está iniciando a costurar; então dê preferência a tecidos como por exemplo o brim, a sarja, a popeline a tricoline, que são tecidos mais firmes que não escorregam.

Quinta dica: Tecidos com estampas que precisam de encaixes como as listras e xadrez exigem um pouco mais de conhecimento; então se você é nova na costura evite usar esse tipo de estampa; utilize tecidos lisos ou com estampas que não precisam de encaixes.
Sexta dica: pegue o hábito de sempre lavar o tecido antes de cortar. Alguns tecidos encolhem e para evitar que sua peça encolha depois de pronta, pegue esse hábito, porque os tecidos vem sujos da loja; às vezes é um tecido que veio de outro país.
Sétima dica: Observe na hora de lavar o tecido se ele sai tinta, caso isso ocorra, evite costurar tecido de cor clara com tecido de cor escura, como tem em alguns modelos que têm recorte de cores diferentes. Se você fizer isso vai evitar que sua peça fique manchada quando você for lavá-la.

Oitava dica: passe o tecido antes de cortar; se você fizer isso com o tecido um pouco úmido, vai facilitar na hora de passar; e o tecido passado fica mais uniforme, sem nenhum amassado, vai facilitar na hora de posicionar o molde no tecido.


Essas foram as dicas de hoje; espero muito ter te ajudado; se você seguir essas dicas evitará muitos erros.

Eu vou indicar o livro de Tiago 1:26 que diz assim: se alguém supõe ser religioso deixando de refrear a língua, antes enganando o próprio coração, a sua religião é vã; em outro texto no livro de Tiago ele fala que a língua é um pequeno órgão, mas que pode fazer um grande estrago; assim como a fagulha que podem incendiar toda uma selva, assim é a língua. Se você usá-la de maneira errada poderá destruir famílias, falar mal das pessoas, e por ai vai, mas se você usar sua língua para o bem ajudará pessoas; então use a sua língua de forma correta e não seja hipócrita dizendo que é religioso mas nem ligando pra usar a sua linga de forma correta, use sua língua para abençoar as pessoas. Então faça aquilo que Deus quer de você; use a sua língua de forma correta; e que Deus te abençoe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça VOCÊ mesmo sua RÉGUA de CAVA - EP 123

Gabarito da Carcela - EP 139

Como fazer MOLDE de MANGA GODÊ - EP 101