Folga de Vestibilidade | Série: TERMOS DA COSTURA - EP 95



Folga de vestibilidade



Ouça também este conteúdo pelo podcast acima, se por acaso você ouvir em alguma parte do podcast solicitando a clicar em algum card ou a assistir a vídeo, visite o vídeo no meu canal. Esse áudio foi extraído de um dos meus vídeos e disponibilizado aqui para chegar a mais pessoas. Espero que curta. Vamos ouvir?
Hoje finalmente você vai aprender o que é folga de vestibilidade. Eu sou a Rutyana Sobrinho.

Olá tudo bom você seja muito bem-vindo.

Folga de vestibilidade é muitas vezes um bicho de sete cabeças para quem está iniciando e para pessoas que já costuram a algum tempo, mas que não sabem fazer a modelagem; é preciso tirar as barreiras no meio do caminho pra gente continuar evoluindo, e de repente a modelagem é uma barreira que está no meio do seu caminho; o que eu aconselho é que estude a modelagem, e aprenda bastante. Se você não gosta da forma como eu ensino, existem uma infinidade de pessoas que se ensinam de formas diferentes e você pode escolher aprender com ela ou com outra, mas o mais importante é que você aprenda.

Vamos aprender agora o que é folga de vestibilidade. Para a construção de um molde, normalmente usa-se a medida de 1/4 da maior circunferência do seu corpo que está relacionado com o molde que você vai fazer; vamos dizer que você tenha um busto com 100 centímetros; você vai pegar esses 100 centímetros, vai dividir por quatro, que vão dar 25; esses 25 são 1/4(Um quarto) da medida do seu corpo. 


Se você fizer uma blusa num tecido plano, com as medidas exatas do seu corpo; o que vai acontecer é que provavelmente você não vai conseguir vestir essa blusa, e se conseguir vestir ela vai ficar achatando seu seio; e por que isso acontece? Se você lembra um pouquinho de física, segundo as leis de Newton, dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, então se eu tenho uma peça; uma blusa com um tecido que não estica, e eu tenho o corpo com a mesma medida; eu quero colocar um sobre o outro; o que vai acontecer é que um dos dois terá que ceder; se eu estou com um tecido que tem elasticidade, o tecido cede, mas se eu estou com um tecido que não tem elasticidade o corpo cede; e como o corpo cede? No caso do seio ele vai espalhar para o tecido caber sobre ele.



Eu sempre ensino usar o molde base para fazer as interpretações do modelo; o que é o molde base? É como se fosse a cópia do seu corpo; o molde base também precisa ser testado, por isso eu acrescento a folga de vestibilidade nele também; no meu caso, como eu uso 1/4 da medida, no exemplo dos 25 centímetros, ele teria 26 centímetros; no total geral vão dar 4 centímetros quando for tudo juntado; ou seja vão dar 4 centímetros de folga, que é um valor suficiente para vestir a peça sem ficar achatando o corpo.

Alguém perguntou: minha dúvida é; para todos os tipos de tecido preciso de folga de vestibilidade?

Para todos os modelos de roupas preciso de folga ou não?

Quantos centímetros deve ser deixado de folga de vestibilidade?

O que você tem que pensar na hora de construir o seu molde é; o modelo que eu vou fazer é rente ao meu corpo ou ele é folgado?

E para qual tecido ele vai ser feito? 

É um tecido que não tem nenhuma elasticidade, que é o caso do tecido plano?

É um tecido plano mas que tenha um pouco de elastano? Ou é o caso da malha que tem pouca, média e alta elasticidade?



Para entender melhor eu te dar um exemplo: Digamos que você esteja fazendo um vestido tubinho rente ao seu corpo; você deve pensar: qual tecido esse vestido vai ser feito? Vamos dizer que seja um tecido plano sem elasticidade nenhuma; nesse caso a folga de vestibilidade deve estar contida dentro do modelo; porque eu falo contido? Que no meu caso eu já uso a modelagem base para fazer a interpretação de um modelo de vestido tubinho já com uma folga de vestibilidade dentro do molde base; nesse caso não é preciso acrescentar nada porque a folga já está ali dentro do molde base; 

Mas se você está fazendo o mesmo vestido tubinho, mas com um tecido plano com elastano; eu aconselho que você mantenha a folga de vestibilidade, porque você vai conseguir vestir esse vestido por causa do elastano, porém visualmente pode dar aquela impressão que a sua roupa está bem arrochada no corpo; então é melhor você manter a folga de vestibilidade e se for o caso, depois até ajustar no seu corpo, do que você não colocar a folga de vestibilidade e ficar com aparência de um vestido super apertado; no caso da malha, você tem que estudar a porcentagem de elasticidade da malha; 


Vamos dizer que você pegou seu vestido tubinho e vai fazer uma malha com bastante elasticidade; quando você terminar de fazer esse vestido, ele vai ficar largo no seu corpo, e no caso da malha é preciso reduzir o tamanho para a elasticidade ficar compatível com o modelo; esse estudo da elasticidade é superimportante para você não correr o risco de fazer uma peça muito menor do que você queria; você já deve ter visto pessoas usando uma calça leggin estampada por exemplo, onde o tecido está tão esticado que a estampa fica deformada; isso acontece porque a pessoa está com uma peça muito menor do que ela deveria usar; então se você não colocar a elasticidade correta na sua peça, pode ser que você consiga vestir por causa da elasticidade, porém vai ficar deformando a estampa, ou vai ficar aparecendo o fundo da malha ;muitas malhas são estampadas de uma forma que se você puxa, dá pra ver o fundo dela; então você tem que estudar essa porcentagem para fazer no tamanho correto.

Eu disse que você deve observar o modelo e o tecido, e dei o exemplo de um vestido tubinho, que é o modelo mais rente ao corpo; mas vamos para um modelo mais largo, vamos dizer que você queira fazer um vestido bem larguinho no seu corpo, bem soltinho.

Pra não te confundir vou explicar somente a forma como eu ensino aqui no canal. Mas se você usa outros métodos; o que você precisa saber é se esse método já contém a folga de vestibilidade; se contém pence por ai vai...; um exemplo disso são pessoas que fazem roupas se baseando em outras roupas; é preciso entender que aquela roupa que você está usando como modelo normalmente já está com a folga de vestibilidade; a não ser que ela esteja apertada no seu corpo, então tome um pouco de cuidado com isso.

Para exemplificar, eu vou usar uma cintura de 84 centímetros, e como trabalho com 1/4 da medida, eu preciso pegar esse valor e dividir por quatro, que no caso vão dar 21 centímetros; na modelagem base que eu uso para fazer as interpretações, já tem esse valor da cintura de 1/4 da cintura e também o valor da pence; o valor da pence vai depender do tipo de corpo, mas vamos dizer que seja 3 centímetros, então eu tenho 21 centímetros mais 3 centímetros na linha da cintura; no total geral eu vou ter 96 centímetros; que é uma folga até boa pra quem quer um vestido soltinho, porque eu tenho a cintura de 84 centímetros mas o vestido vai ficar com 96 centímetros de cintura. Mas vamos dizer que eu ainda quero um pouquinho mais largo, então é só eu sair na lateral o tanto que eu quero; lembrando que saindo na lateral, eu vou sair aquele valor X 4 (Quatro vezes); então se eu acrescentar 1 centímetro, eu estou acrescentando 4 no total geral.

Aqui cabe uma observação. Para você não fazer confusão, eu utilizei a pence no caso da interpretação, somente para ganhar volume na cintura; pra ganhar largura na cintura. Mas essa pence não vai ser executada no tecido, porque se eu fizer isso, o meu vestido que era larguinho vai ficar acinturado, diminuirei a cintura; então eu poderia também usar aqui a modelagem da blusa base sem a pence, só que nesse caso eu tenho que ter em mente que eu tenho na cintura somente a cintura, mais a folga de vestibilidade, então se eu quero um vestido mais largo, eu teria que aumentar na lateral.



Assista aqui a modelagem da blusa base com a pence e modelagem da blusa base sem a pence. E assim eu finalizo a aula de hoje; espero que você tenha entendido mas se ficou alguma dúvida deixe lá nos comentários do vídeo acima que eu te respondo.

O versículo de hoje está em Colossenses 3:17. Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Comentários

  1. Bom dia! Se meu molde base não tem folga de vestibilidade, quando eu fizer a interpretação do modelo no molde, não terá problemas, eu colocar a folga de vestibilidade depois ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Faça VOCÊ mesmo sua RÉGUA de CAVA - EP 123

Gabarito da Carcela - EP 139

Como fazer MOLDE de MANGA GODÊ - EP 101